Página principal Experiências Robôs de seringas
Animações Áudio-leituras Provas Usuários Fotos Simulações Vídeos

Robôs de seringas

Construa um robô capaz de realizar várias tarefas

MATERIAL

3 seringas de 5 ml

1 seringa de 3 ml
3 tiras de madeira (2 x 16 cm, 2 x 19 cm e 2 x 7 cm), 1 cm de espessura
Dobradiça
Parafuso comprido com porca
Tubo de PVC de meia polegada
Garrafa pet com tampa
Mangueira de plástico
Arame grosso (7 cm), com 2 a 2,5 mm de diâmetro
Parafusos para madeira
Ganchinho
Água


1. Suporte de tubo de PVC para as seringas

São necessários dois deles: um para a seringa vertical e outro  para a horizontal (veja figura). Corte um pedaço do tubo de PVC de 4 cm. Faça nele dois furos de fora a fora, separados de 1,5cm, para encaixe dos parafusos de fixação. Aumente o diâmetro dos furos externos para passar a cabeça do parafuso (suporte vertical). O suporte horizontal (tubo de PVC de 4 cm) requer apenas um furo no meio com as mesmas características dos furos anteriores (veja detalhe na figura). Passe o parafuso comprido por este furo e fixe-o no tubo com uma porca (veja a figura). Encaixe uma seringa de 5 ml no suporte, com o êmbolo todo ele para dentro (seringa horizontal).

2. Braço do robô

Com a tira de madeira 2x16cm faça uma haste vertical giratória (veja o detalhe) e parafuse o ganchinho na extremidade da tira horizontal (2x19cm). Fixe a dobradiça nestas duas tiras como indicado. Encaixe no suporte vertical uma das seringas de 5 ml, com o êmbolo todo ele para dentro. Posicione este suporte de modo que o ângulo entre esta tira e a tira horizontal, apoiada no êmbolo, seja de 90°. Fixe na base a haste vertical giratória, na posição indicada. Para posicionar o suporte com a seringa horizontal verifique para qual lado o braço do robô se move quando a tampa é desenroscada (veja a figura). Determine a posição em que a seringa horizontal e a tira vertical formam um ângulo de 90°, com a cabeça da seringa a 3 cm da tira vertical. Faça então um furo na base para o parafuso comprido, de modo que ele gire facilmente. Dobre o arame grosso a 1 em da extremidade, formando um L. Fure o êmbolo da seringa horizontal próximo à cabeça e também a tira vertical, de fora a fora, para encaixe do arame, de modo que ele fique paralelo à base quando encaixado nos dois furos.

3. Painel de controle

Faça dois furos na tira de madeira 2x7 cm para encaixe justo das seringas de 3 e 5ml (painel de controle). Fixe o painel na base, com parafuso ou prego.


4. Funcionamento do robô

Conecte com mangueira as seringas do painel de controle às seringas do braço do robô. Encha as seringas de água, seguindo os mesmos passos da experiência do elevador hidráulico. Basta pressionar os êmbolos das seringas no painel para operar o robô.

VALADARES, Eduardo de Campos. Física mais que divertida.

Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2000. p. 41 e 42.

 

Mais acessados

Últimas atualizações

Banner
Banner
Banner